Comportamento do consumidor: Dicas para vender mais

5 1 1 1 1 1 Avaliação 5.00 (6 Votos)
Comportamento do consumidor: Dicas para vender mais

Grande parte do trabalho de cada comerciante é entender o comportamento do consumidor e saber por que eles se comportam daquela maneira. Em nosso caso fazemos pesquisa de palavras-chave e acompanhamos onde as pessoas estão mais propensas a clicar em nosso site e nos de nossos clientes.

Já pensou sobre a psicologia por trás de comportamentos dos seus clientes em potencial? Como seria útil se você pudesse prever o comportamento de seus clientes, e então basear seu marketing nessa informação?

Neste post, vamos mostrar algumas teorias de psicologia social que podem ser aplicadas ao seu marketing, para ajudá-lo a alcançar seus público alvo de forma mais eficaz.

Dicas de Psicologia Social Aplicadas ao Marketing

1) Reciprocidade

Quando uma pessoa recebe um presente, muitas vezes ela experimenta sentimentos calorosos para com quem a presenteou, e quer dar algo de volta. Isso, em poucas palavras, é o princípio da reciprocidade.

Aqui está o que parece em ação: A equipe da UK Behavioural Insights descobriu que 11% das pessoas estavam dispostas a doar uma quantia no valor do salário de um dia, quando eles receberam um pequeno pacote de doces ao serem perguntados sobre a doação, em comparação com 5% daqueles que foram apenas convidados para a doação.

Como posso melhorar minhas vendas com isso?

Antes de pedir algo de seus leads ou clientes, dê um presente a eles, algo de graça. Esse presente não tem que ser grande: talvez um e-book útil, uma consultoria gratuita com foco nos ganhos da empresa, ou até mesmo uma nota escrita à mão. Não só as pessoas estarão mais dispostos a atender ao seu pedido, mas você estará deixando sua empresa com uma imagem positiva, estabelecendo a fidelidade à marca, e criando uma comunidade de evangelistas da marca em seu caminho.

2) Técnica Pé-na-porta

Em seu famoso experimento em 1966, Freedman e Fraser pediram a algumas pessoas para colocar um pequeno anúncio na janela de sua casa apoiando uma campanha de direção segura. Duas semanas depois, pediram as mesmas pessoas para por uma grande placa no seu quintal da frentefalando sobre a campanha. O resultado: 76% das pessoas que concordaram com o pequeno primeiro pedido, atenderam ao pedido da placa maior, em comparação com apenas 20% das pessoas que nunca foram convidados a colocar um anuncio em suas janelas e foram convidados apenas a colocar uma grande placa nos seus quintais.

É mais provável conseguir um grande "sim" de alguém, se você tem um pequeno "sim" dele primeiro. Uma ligação se forma entre o solicitante e o solicitado durante o pequeno pedido, o que o torna mais propenso cumprir um pedido maior. Além disso, as pessoas tendem a querer agir de forma consistente a partir de como eles agiam em resposta ao primeiro pedido.

Como posso otimizar meus resultados com isso?

Não peça a alguém para comprar o seu produto ou assistir uma demonstração de uma hora, quando eles visitarem seu site pela primeira vez, faça um pedido menor, tente ocupar por exemplo apenas 5 minutos do tempo deles para apresentar algo indiretamente relacionado ao seu produto ou serviço, como uma consultoria por exemplo.

Siga a filosofia: Pequenos pedidos antes de pedidos maiores.

3) Comparação entre pares

Quando a empresa americana de software Opower queria encorajar as pessoas a reduzir o consumo de energia em casa, ela disse às pessoas:"Seus vizinhos estão reduzindo seu consumo de energia", e disponibilizou a comparação dos números de uso de energia dentro de bairros. Essa tática levou a uma redução de 4% no uso doméstico. Ao contrário do slogan "poupar energia para poupar dinheiro", que não produziu uma redução no uso doméstico.

A comparação entre pares está ligada à teoria da prova social, que é a influência positiva criada ao descobrir que outras pessoas estão fazendo uma determinada ação. Essa influência pode levar alguém a acreditar que eles deveriam estar fazendo essa mesma ação.

Como posso usar a teoria da prova social para vender mais?

Em e-mails e páginas de destino você pode mostrar as pessoas que compram de você, com algum depoimento e coisas do tipo. Por exemplo, você poderia colocar em sua loja, uma tv que fica mostrando os seus fãs do facebook, talvez fotos de clientes experimentando as roupas. Esta comparação de pares influenciar o processo decisório do seu cliente, e também o compartilhamento social.



Fale Conosco

Nome:*
E-mail:*
Mensagem*
Código:

Curta Nossa Página