Site Responsivo: 5 Razões para ter um

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O que é um site responsivo?

Um site responsivo se tornou obrigatório para qualquer estratégia web. O próprio Google disse ao Search Engine Land que o tráfego mobile ultrapassou as visitas realizadas por desktops. Isso mostra que, cada vez mais, as pessoas consomem e pesquisam conteúdo através de seus smartphones e tablets, e infelizmente a maioria dos websites ainda não está adaptado para mobile, o que faz com que a empresa que investe em um site responsivo ofereça uma melhor experiência para o usuário.

Qual a diferença entre mobile e responsivo?

Existem duas maneiras de tornar o seu site compatível com dispositivos móveis, ele pode ser responsivo, ou ter uma versão mobile.

O site mobile consiste em uma versão do seu site para dispositivos móveis, que detecta o dispositivo que está acessando, e de acordo com essa informação ele exibe a versão certa do website.

O site responsivo se adapta a qualquer tamanho de tela, readequando o seu conteúdo para qualquer dispositivo.

Devido ao grande aumento do número de dispositivos móveis, e tamanhos de telas diferentes, é muito melhor adotar um site responsivo, pois ele vai conseguir se adaptar a qualquer dispositivo novo, velho ou que ainda não foi lançado e que esteja acessando o seu site, ao contrário do site mobile que irá focar em tamanhos específicos de tela.

1- Usuários mobile já são a maioria

Apesar de perceberem que muitas pessoas já utilizam muito os seus dispositivos móveis para realizar buscas, e já estar confirmado por estatísticas que a maior parte das buscas e tráfego da web é mobile, muitas empresas ainda ignoram o fato de que precisam de um site mobile. A seguir alguns fatos para reafirmar a sua necessidade de um site mobile:

  • 61% das pessoas têm opiniões melhores sobre empresas quando elas oferecem uma boa experiência mobile.
  • 25,85% de todos os e-mails são abertos em smartphones e 10,16% são abertos em tablets.

2- Você vai oferecer uma melhor experiência para o seu usuário

De acordo com o Google’s Think Insights, se um usuário mobile chega ao seu website, e se sente frustrado, existe uma chance de 61% que ele procure outro website. No entanto, caso esse mesmo usuário tenha uma boa experiência, existe 67% de chance que ele compre algo de você.

3- Blog e redes sociais trazem mais visitantes mobile

Se você produz conteúdo de qualidade no seu site, provavelmente nos últimos tempos você vem enxergando um aumento significativo do tráfego mobile. Um estudo recente da ComScore mostra que 55% do conteúdo consumido em redes sociais é feito através de dispositivos móveis.

Se você está produzindo e compartilhando conteúdo sem um site mobile, é hora de repensar sua estratégia.

4- Design responsivo ajuda o seu SEO

Assim como explico em outro artigo, o design responsivo é um dos pontos que o Google utiliza para definir a sua posição nas buscas, então se o seu site ainda não oferece uma boa experiência para usuários mobile, você está perdendo posicionamento na busca.

5- Um website responsivo vai se adaptar a dispositivos que ainda não foram lançados

Isso mesmo, o website responsivo se adapta de acordo com o tamanho da tela. Isso quer dizer que, qualquer dispositivo que seja lançado daqui a 1 ano, vai ser compatível com o seu website, porque o que determina como o conteúdo vai se adaptar é o tamanho da tela, pode ser uma TV, um relógio ou até mesmo um óculos, o seu website ainda vai ser bonito e funcional.



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